Dengue- Secretaria de Saúde reduz índice e é elogiada pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias

dengue-5A Prefeitura de Epitaciolândia tem intensificado o controle e combate ao aedes aegypti e com isso tem colhido bons resultados, no ano passado houve uma redução significativa nos casos de notificações de endemias como Dengue – Zica – Chikungunya e Leishmaniose.

Segundo a Coordenadora de Endemias Rosângela Jerônimo em 2018 o quadro teve uma diminuição significativa nas notificações em relação aos anos anteriores Sendo: Em 2017 neste mesmo período foram notificados 194 Casos de dengue e este já no final de 2018 caiu para 121 casos registrados, a zika vírus ainda não ocorreu nenhum caso registrado, a Chikungunya Caiu de 58 para 08 e a Leishmaniose teve um redução de 58 para 40 casos.

Segundo Rosângela, os casos de leishmaniose muitas vezes são originários do país vizinho na época da quebra da castanha, nesta época, muitos brasileiros migram para Bolívia para a colheita e se contaminam tendo em vista que essa doença se dá pela picada de um mosquito mosquito-palha nativo de matas silvestres.

Segunda a Secretária de Saúde Terezinha Ribeiro Flores o elogio é sempre bem vindo, pois e o reconhecimento do bom trabalho, porém as atenções no combate ao aedes aegypti continua. “Estamos em um período chuvoso e por tanto estamos intensificando as ações com visitas e orientações e em locais com casos notificados estamos fazendo o isolamento com BV pesado”. Frisou a Secretária.

O elogio em questão foi Assinado pela Gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias, Sonia Maria Oliveira de Queiroz.

OA